No trilho da investigação em Parasitologia

  • David W. Ramilo Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Maria Teresa Rebelo CESAM, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Luís Cardoso Departamento de Ciências Veterinárias, e CECAV – Centro de Ciência Animal e Veterinária, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal
  • Isabel Pereira da Fonseca CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)

Resumo

O primeiro autor deste resumo iniciou o seu doutoramento em 2012, tendo como tema os estudos morfológicos e genéticos em insetos Culicoides, assim como o efeito de moléculas inseticidas em órgãos sensoriais dos mesmos. Após a conclusão do doutoramento em 2016, os estudos na área de Culicoides continuaram durante o seu pós-doutoramento (2017-2020). Adicionalmente, outros trabalhos de investigação foram conduzidos no âmbito da orientação e coorientação de alunos do mestrado integrado em Medicina Veterinária (MIMV) e do mestrado em Biologia Humana e Ambiente (MBHA). O mesmo autor encontra-se a realizar a sua residência no Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária (EVPC) desde 2018. Como resultado de todos estes trabalhos, já foram publicados vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e também apresentados diversos trabalhos em congressos nacionais e internacionais, tanto em comunicações orais como em póster. Várias colaborações podem surgir no âmbito da residência do EVPC, na clínica de pequenos animais, animais de produção, equinos, novos animais de companhia e animais silváticos, com vista à produção de artigos científicos e apresentações em congressos. Desta forma, este trabalho mostra as publicações e outros trabalhos apresentados em congressos e as colaborações que podem ser estabelecidas com os colegas das áreas de clínica, assim como propostas de temas para dissertações de MIMV, considerando a importância da colaboração interdisciplinar e interinstitucional, no âmbito do conceito de Uma Só Saúde.

 

Palavras-chave: Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária, Culicoides, Doenças parasitárias, Parasitologia, Residência.

 

Financiamento: FCT – Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto UIDB/00276/2020. A participação de David W. Ramilo e Isabel Pereira da Fonseca é apoiada pelo projeto LA/P/0059/2020 financiado pela FCT. A participação de Luís Cardoso é apoiada pelos projetos UIDB/CVT/00772/2020 e LA/P/0059/2020 e a de Maria Teresa Rebelo pelos projetos FCT/MCTES/UIDP/50017/2020 e UIDB/50017/2020+LA/P/0094/2020.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-29