Valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química: processamento histológico das larvas de BSF (Hermetia illucens L. 1758) (Projeto NETA)

  • Antonieta Alvarado Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • José Catarino Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • ivâ Lopes Entogreen - Ingredient Odyssey
  • Daniel Murta Entogreen - Ingredient Odyssey
  • Pedro Faísca Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT) https://orcid.org/0000-0002-3922-3602

Resumo

Objetivos: O presente trabalho forma parte das tarefas do projeto do consorcio NETA que agrega sete instituições em torno de um objetivo comum: transformar uma ameaça ambiental das águas residuais e efluentes numa fonte de nutrientes e recursos hídricos.  A tarefa deste trabalho está relacionada com a valorização aquapónica da água resultante da Técnica de Precipitação Química (PQ) e a utilização da lama resultante como substrato para o desenvolvimento de larvas da mosca-soldado-negro (Black soldier Fly - BSF) (Hermetia illucens L. 1758).

Materiais e métodos: Esta avaliação é realizada através da dissecção e processamento histopatológico das larvas BSF para avaliação microscópica do trato digestivo e comparação entre grupos. As diferentes metodologias para o desenvolvimento desta tarefa contemplam: dissecção de larvas de BSF alimentadas com a lama proveniente da TPQ, assim como o posterior processamento histopatológico das mesmas.  As larvas são dissecadas mediante a técnica descrita por Zoe & Martin (2003) e o trato intestinal é posicionado nas cassetes usando a técnica de Swiss-rolling, os tecidos são fixados em formol ao 10 %. São realizados cortes histológicos de 3 µm e processados para coloração de rotina (HE) e posterior observação.

Resultados: Nesta fase otimizamos o protocolo de processamento para realizar a análise histológica de vários grupos de amostras, focando-se principalmente na identificação dos diferentes segmentos do intestino descritos e os seus componentes celulares. 

Perspetivas de Futuro: Para o futuro, após a otimização do processamento histopatológico, serão comparados os resultados observados entre as larvas alimentadas com diferentes lamas e o grupo controlo e será avaliado seu efeito no trato digestivo das larvas da BSF.

 

Palavras-chave: Mosca-soldado-negro, Águas residuais, Lama, Precipitação química.

 

*This project was funded by the project NETA: Novas Estratégias no Tratamento de Águas Residuais (POCI-01-0247-FEDER-046959)

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-29