INFEÇÃO PELO VÍRUS DA DOENÇA DO BICO E DAS PENAS DOS PSITACÍDEOS: REVISÃO DE LITERATURA

  • Gonçalo Portela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)/ ExoticVets, 2670-389 Infantado, Loures, Portugal
  • Cátia Marques Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • Margarida Alves Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa/ CBIOS - Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde, Universidade Lusófona, Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa, Portugal.

Resumo

O vírus da doença do bico e das penas dos psitacídeos (BFDV, do inglês Beak and Feather Disease Virus) é responsável pelo desenvolvimento da doença do bico e das penas que afeta aves da ordem psitacidae (PBFD, do inglês Psittacine Beak and Feather Disease), mas não só. Devido ao comércio internacional de aves a propagação deste vírus atingiu todos os continentes, afetando tanto aves em cativeiro como selvagens. A situação das espécies de aves ameaçadas de extinção é especialmente delicada, uma vez que o BFDV representa uma ameaça à sua sobrevivência. Hoje em dia, este vírus já foi descrito em mais de 40 países, variando a sua prevalência de acordo com a área geográfica, tornando-se assim numa problemática a nível mundial. No entanto, existe uma lacuna no que diz respeito à informação disponível sobre a prevalência da infeção por BFDV em Portugal. O conhecimento atualizado sobre a prevalência local de BFDV e as atitudes dos criadores em relação a esta doença é fundamental para criar estratégias que reduzam a disseminação do BFDV.  Dada a relevância clínica que a infeção por este vírus representa, associada à escassez de informação sobre a sua distribuição em Portugal, esta revisão pretende reunir os dados disponíveis sobre estas temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-03-31
Secção
Revisões Bibliográficas