A correlação entre qualitative behaviour assessement e performance produtiva em vacas de leite
Resumo
Objetivos: O principal objetivo deste estudo foi estabelecer uma relação entre os valores obtidos pela aplicação do protocolo QBA e as alterações de quantidade e qualidade de leite produzido.
Materiais e métodos: PROTOCOLO QBA (QUALITATIVE BEHAVIOUR ASSESSMENT): Protocolo de medidas qualitativas que se baseia na capacidade humana de interpretação e observação do comportamento e estado emocional do animal obtendo a sua classificação numa escala visual. Como tal, realizaram-se auditorias numa exploração pecuária portuguesa de vacas leiteiras para avaliação dos animais, segundo este mesmo protocolo. PERFORMANCE PRODUTIVA: Consulta, via Lacticoop, dos valores referentes a Ureia, TB, TP e CCS – medidores escolhidos para medir a qualidade do leite – e também as quantidades de leite produzidas diariamente. Para a análise estatística recorreu-se ao programa RStudio, na tentativa de se estabelecerem correlações, aplicando-se a correlação de Spearmen com nível de significância de 5%.
Resultados: .Não se estabeleceram correlações com nível de significância suficiente para serem consideradas hipóteses. Apenas foi possível concluir que a quantidade de leite produzido está positivamente relacionada com a percentagem de teor proteico do mesmo. • Tendencialmente, o QBA e a quantidade de leite produzido apresentam valores mais elevados quando os animais não são manuseados extra rotina, os operadores não circulam pelos parques e a temperatura ambiente está amena ou são tomadas medidas para evitar o stress térmico dos animais.
Conclusões: O desenvolvimento de futuros estudos neste âmbito revelar-se-ia interessante para a perceção da relação na variação ou ausência de variação do protocolo QBA assente em parâmetros meteorológicos e em diferentes tipos de maneio.