Caracterização molecular de ácaros da família Trombiculidae obtidos de um gato errante em Lisboa
Resumo
Objetivos: A forma larvar de algumas espécies de ácaros trombiculídeos (Acari: Trombiculidae) parasitam mamíferos, sendo responsáveis principalmente pelo aparecimento de sinais clínicos dermatológicos. Apesar do seu potencial zoonótico, a caracterização da diversidade genética de ácaros trombiculídeos com importância médica é escassa. O objetivo deste trabalho foi fazer a caracterização molecular de ácaros trombiculídeos obtidos de um gato errante.
Materiais e métodos: Seis ácaros da família Trombiculidae foram recolhidos de um gato errante e preservados em álcool a 70%. Após a extração de DNA de cada exemplar utilizando um kit comercial, foi amplificado o gene codificante da citocromo C oxidase I (COI) por PCR convencional. Os produtos de reação foram purificados e sequenciados pelo método de Sanger. A diversidade genética foi analisada através de árvores filogenéticas inferidas pelo método de máxima verossimilhança.
Resultados: Quando comparadas com as sequências existentes no GenBank, via BLAST®, as sequências COI dos 6 ácaros em análise apresentaram elevada identidade com a sequência de referência de Neotrombicula vulgaris [KY888693]. Na árvore filogenética, as sequências obtidas formaram um cluster monofilético estável, juntamente com a sequência de referência de N. vulgaris. A análise sugere também a existência de diversidade intraespecífica.
Conclusões: Este estudo preliminar permitiu aumentar a representatividade de sequências genéticas da espécie de N. vulgaris contribuindo para uma mais fácil identificação, em trabalhos futuros, de exemplares capturados em animais e/ou no ser humano. Serão também necessários estudos para clarificar a importância clínica desta espécie em gatos e o seu potencial enquanto vetores de agentes infeciosos.
Palavras-chave: Trombiculidae; Neotrombicula vulgaris; Gato; Citocromo oxidase I.
Financiamento: Este trabalho foi financiado pelo projeto de investigação 2021-2022 da FMV-ULusófona (Acrónimo: Trombiculidae). ID, CM e DR são financiados pelo UIDB/00276/2020 e LA/P/0059/2020 da FCT.