Deteção molecular e prevalência de circovírus dos psitacídeos em Papagaios-Cinzentos (Psittacus erithacus) (in vivo) em várias regiões de Portugal continental

  • Gonçalo Portela Faculdade Medicina Veterinária- Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa
  • Mário Nóbrega ExoticVets, 2670-389 Infantado, Loures, Portugal
  • Tiago Santos ExoticVets, 2670-389 Infantado, Loures, Portugal
  • Ana Terraso Inove Gene, Évora, Portugal
  • João Ribeiro Lima Faculdade Medicina Veterinária- Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa
  • Cátia Marques Faculdade Medicina Veterinária- Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa
  • Margarida Alves Faculdade Medicina Veterinária- Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa

Resumo

Objetivos: Os objetivos deste estudo foram determinar a prevalência da infeção por BFDV em P. erithacus assintomáticos mantidos em cativeiro em Portugal Continental e caracterizar as suas condições de maneio, permitindo identificar medidas de prevenção da disseminação do vírus.

Material e Métodos: Foram colhidas amostras de sangue de 10 aves adultas, saudáveis, da espécie P. erithacus provenientes de 10 criadores distintos de 9 concelhos de Portugal Continental, perfazendo um total de 100 animais. Foi realizada a extração de DNA, seguida de um controlo de qualidade através da amplificação de um gene housekeeping (12S rDNA). A deteção do DNA viral foi realizada por PCR nested, confirmada pela presença de um produto de PCR com cerca de 359 pb. De forma complementar, foi realizado um questionário epidemiológico sobre cada criador e cada ave incluída por forma a caracterizar os animais em estudo.

Resultados: A presença de DNA viral de BFDV foi identificada em oito amostras, valor que corresponde a uma prevalência global de infeção assintomática por BFDV de 8% (8/100). As aves positivas pertenciam a 6 criadores localizados em vários distritos de Portugal. Quanto às condições de maneio das aves, foi possível observar que alguns criadores mantêm fatores que são reconhecidos pela comunidade científica como favoráveis à disseminação e manutenção de BFDV.

Conclusões: Dada a sua importância clínica e a escassez de informação sobre a distribuição de BFDV em Portugal, este trabalho representa um importante contributo epidemiológico e clínico para a fauna cativa de P. erithacus no nosso País. É demonstrada também a necessidade de sensibilizar os criadores para a importância deste vírus e da implementação de medidas que minimizem a sua disseminação sobretudo em aves sem sinais clínicos que representam um importante reservatório de BFDV.

 

Palavras-chave: BFDV; Psittacus erithacus; PCR.

 

Fontes de financiamento: Este trabalho foi financiado pela Universidade Lusófona (projecto FMV_Estágios_21-22).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-16