O ENFERMEIRO VETERINÁRIO COMO CATALISADOR DE BOAS PRÁTICAS SANITÁRIAS NA PECUÁRIA

  • Cátia N. da Costa Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem Estar Animal (ESPA) - Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO), Lisboa, Portugal
  • Ângela Martins Faculdade de Medicina Veterinária- Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
  • Ângela Dâmaso Centro de Investigação Veterinária e Animal (CECAV), Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, Portugal.

Resumo

A formação de enfermeiros veterinários está em expansão em Portugal e outros países. Estes profissionais ocupam de forma crescente lugares de destaque, não só em clínicas de animais de companhia, mas também no apoio a médicos veterinários de animais de produção e diretamente ao produtor, tomando posições de responsabilidade técnica em explorações pecuárias. Dada a sua formação técnico-científica da realidade veterinária, o enfermeiro veterinário pode ter um papel importante não só na melhoria da saúde animal e consequentemente na economia da exploração, mas também na estipulação de práticas que contribuam para o cuidado da saúde pública no setor pecuário. Este trabalho teve como objetivo descrever o papel do enfermeiro veterinário numa exploração de ovinos de leite, os desafios que enfrentou e o seu impacto na redução do uso de antimicrobianos nesta exploração.

A enfermagem veterinária mostrou ser de extrema importância na identificação correta de animais doentes, tanto a nível individual como de efetivo, na implementação de medidas higienosanitárias preventivas de doenças e na formação contínua do pessoal sobre o uso de medicamentos, métodos de aplicação e gestão de resíduos veterinários. O uso de antimicrobianos na exploração reduziu em 67% após a intervenção do enfermeiro veterinário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-01-15
Secção
Artigos Originais