A Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa: uma análise sobre a Intervenção Socioeducativa

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.3_52-65

  • Inês Pereira
  • Hélia Bracons
  • Ana Isabel Carichas
Palavras-chave: Escola de Segunda Oportunidade; Serviço Social; Educação; Absentismo Escolar; Abandono Escolar.

Resumo

Atualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.

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Publicado
2022-12-29
Como Citar
Pereira, I., Bracons, H., & Carichas, A. I. (2022). A Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa: uma análise sobre a Intervenção Socioeducativa: https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.3_52-65. Revista Temas Sociais , 3(3), 52-65. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8421
Secção
Artigos