Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os autores concordam com a Política de Acesso Livre referido em Instructions for Authors, in the About the Journal section.
  • O trabalho segue o Código ético descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • As citações e referências bibliográficas devem seguir a norma do modelo de referências bibliográficas APA, da American Psychological Association (7th Edition).
  • Os trabalhos devem ter no máximo 40.000 caracteres (incluindo espaços, resumos, notas de rodapé, bibliografia, quadros, gráficos e figuras) o que perfaz cerca de 18 páginas.
  • Os textos devem ser enviados em página A4, em Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 (norma também válida para a bibliografia).
    Margens normais (2,5 cm inferior e superior e 3 cm direita e esquerda).
    Avanço no início de cada frase de 1cm (incluindo na bibliografia).
  • Quando o idioma de publicação é o português deverá aparecer o título e o resumo em português seguido dos mesmos em inglês. Se o idioma de publicação for o inglês ou espanhol, a ordem será inversa.
  • Título original: letra Times new romam tamanho 14, negrito, alinhado à esquerda
    O título seguinte: letra Times new romam tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda
    Os títulos ao longo do texto devem estar em Times New Roman, tamanho 12, negrito alinhados à direita sem avanço
  • O resumo deve ter no máximo 1000 caracteres, em Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1, e deverá ser seguido de até 4 palavras-chave.
  • As citações ao longo do texto devem seguir a norma do APA, nomeadamente (Autor(a), data, p.). As citações pouco extensas (até 40 palavras) devem ser incorporadas no texto, entre aspas. As citações com mais de 40 palavras devem ser apresentadas em parágrafo próprio, sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada (com recuo esquerdo de 1,27 cm e margem direita sem recuo), com espaçamento duplo.
  • Os gráficos e figuras deverão ser numerados em numeração árabe, de forma contínua, para cada um dos elementos respetivos.
    Devem conter título, numeração e a indicação da fonte em letra Times New Roman tamanho 9.
    Devem estar inseridos ao longo do texto.
  • As notas de rodapé deverão vir em pé de página com a numeração seguida. O algarismo que remete para a nota de rodapé deverá ser colocado no espaço superior ao da linha/ palavra. Deve ser em letra Times New Roman, corpo 10, com espaçamento entre linhas de 1.
  • Apenas utilizar acrónimos que fazem parte da linguagem corrente ou para designar uma sigla que vai ser utilizada repetidamente. No último caso o acrónimo deve ser apresentado entre parênteses, depois da expressão original, na primeira vez que é utilizado no texto.
  • No final deve ser incluída, com o título “Referências bibliográficas”, a lista completa, por ordem alfabética de apelidos de autores/as, apenas das obras que tenham sido referidas ao longo do texto. A norma utilizada deve ser APA (7th editions).
    Quando disponíveis serão fornecidos URLs para as referências.

Instruções para Autores

A Revista tem uma periocidade bianual e publica artigos, reflexões e resenhas em português, inglês e espanhol. É arbitrada por pares (peer-review).

Código Ético:
A Revista é uma ferramenta digital que permite a divulgação de conhecimento numa sociedade globalizada em que a tecnologia, a comunicação e a informação ocupam um lugar destacado. A publicação promove a igualdade de oportunidades facilitada pelo saber. Com este objetivo, a Revista assume um compromisso com os conteúdos que se publicam, adotando um código ético assente nos seguintes princípios:

  1. Os textos recebidos têm de ser originais, exclusiva autoria do(s) próprio(s) e inéditos, ou seja, não terem sido publicados, difundidos ou enviados previamente para outra publicação.
  2. Os autores são responsáveis por solicitar as autorizações que sejam necessárias à publicação dos seus textos, com a respetiva referência das fontes consultadas.
  3. Todos os trabalhos recebidos serão revistos de acordo com a ferramenta de deteção de plágio em vigor na ULHT.
  4. Os trabalhos financiados por uma entidade deverão assegurar a autorização da mesma para a divulgação dos resultados.
  5. Os trabalhos em que participem pessoas como objeto da investigação deverão obter consentimento informado de todas elas, no estrito respeito pela confidencialidade dos dados pessoais.
  6. Os artigos recebidos são sujeitos a avaliação com garantia do anonimato dos dados de autoria dos dados dos avaliadores.
  7. Na lista dos autores dos trabalhos devem constar unicamente os que contribuíram intelectualmente na elaboração do trabalho, ou seja, que participaram no desenho e execução da investigação, na redação e análise de resultados e aprovaram a versão final do texto.

Política de Acesso Aberto:
A Revista facilita acesso livre e imediato aos seus conteúdos, na afirmação do princípio de tornar disponível gratuitamente a investigação ao público e, assim, fomentar um maior intercâmbio de conhecimento a nível global.

Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) autorizam a publicação e a disseminação do seu trabalho.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.