Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Breve Ficha Técnica:
A Revista tem uma periocidade bianual e publica artigos, reflexões e resenhas em português, inglês e espanhol. É arbitrada por pares (peer-review).

Código Ético:
A Revista é uma ferramenta digital que permite a divulgação de conhecimento numa sociedade globalizada em que a tecnologia, a comunicação e a informação ocupam um lugar destacado. A publicação promove a igualdade de oportunidades facilitada pelo saber. Com este objetivo, a Revista assume um compromisso com os conteúdos que se publicam, adotando um código ético assente nos seguintes princípios:

  1. Os textos recebidos têm de ser originais, exclusiva autoria do(s) próprio(s) e inéditos, ou seja, não terem sido publicados, difundidos ou enviados previamente para outra publicação.
  2. Os autores são responsáveis por solicitar as autorizações que sejam necessárias à publicação dos seus textos, com a respetiva referência das fontes consultadas.
  3. Todos os trabalhos recebidos serão revistos de acordo com a ferramenta de deteção de plágio em vigor na ULHT.
  4. Os trabalhos financiados por uma entidade deverão assegurar a autorização da mesma para a divulgação dos resultados.
  5. Os trabalhos em que participem pessoas como objeto da investigação deverão obter consentimento informado de todas elas, no estrito respeito pela confidencialidade dos dados pessoais.
  6. Os artigos recebidos são sujeitos a avaliação com garantia do anonimato dos dados de autoria dos dados dos avaliadores.
  7. Na lista dos autores dos trabalhos devem constar unicamente os que contribuíram intelectualmente na elaboração do trabalho, ou seja, que participaram no desenho e execução da investigação, na redação e anáise de resultados e aprovaram a versão final do texto.

 

Política de Acesso Aberto:
A Revista facilita acesso livre e imediato aos seus conteúdos, na afirmação do princípio de tornar disponível gratuitamente a investigação ao público e, assim, fomentar um maior intercâmbio de conhecimento a nível global.

Processo de Avaliação por Pares:
A seleção de artigos e conteúdos é realizada de acordo com o seguinte protocolo:

  • Receção dos trabalhos através da respetiva plataforma, acompanhados de carta de apresentação onde se solicita a avaliação do artigo para publicação e se declara que o mesmo respeita os requisitos constantes do Código Ético da Revista.
  • Recebido o manuscrito original por via eletrónica, a Secretária da Revista acusará num prazo máximo de quinze dias, a receção e procederá a anonimização do(s) autor(s) enviando o texto ao Conselho de Redação, o qual comprovará adequação do conteúdo à temática da Revista e seus objetivos gerais de qualidade.
  • O Conselho de Redação designa de seguida dois avaliadores externos para realizar, de forma também anónima, a avaliação do manuscrito.
  • Obtido o parecer dos avaliadores externos, o Conselho de Redação informa os autores dos trabalhos, por correio eletrónico da decisão tomada: publicar sem modificações; publicar com correções e não aceitação para publicação.
  • Os critérios que fundamentarão a decisão do Conselho de Redação são os seguintes: originalidade, relevância temática, metodologia, apresentação e redação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.