O papel das Atividades de Vida Diária no processo de autonomização das pessoas portadoras de deficiência

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.4_79-91

  • Sara Isabel Ribeiro Duarte Universidade Lusófona
  • Mónica Teixeira
  • Cristiana Dias Almeida
Palavras-chave: Deficiência Intelectual, Inclusão, Autonomia, Atividades de Vida Diária

Resumo

O modelo concetual deficiência apoia-se na expressão de limitações do funcionamento individual de uma pessoa perante um contexto social, representando claramente uma desvantagem para o próprio sujeito. A importância da inclusão social e o fomento da autonomia das pessoas com deficiência intelectual são dois aspetos cruciais na intervenção e, simultaneamente, apresentam-se concetualmente interligados. Esta sinergia permite compreender a ligação entre ambos e a importância que cada um representa na vida das pessoas com deficiência intelectual. Deste modo, genericamente a inclusão confere a noção de pertença, igualdade e responsabilidade perante os restantes elementos e, por seu turno, a autonomia confere a uma liberdade de escolha e a satisfação de um desejo pessoal. Este trabalho de exploração concetual tem como objetivo central salientar a importância da existência de intervenção integrada ao nível da manutenção e treino das atividades de vida diária e suas constituintes em pessoas com deficiência intelectual. Conclui-se que a concretização da superação das dificuldades dos indivíduos com deficiência intelectual integra o envolvimento individual apoiado pelas suas redes pessoais e pela mobilização da sociedade. 

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Publicado
2023-08-03
Como Citar
Ribeiro Duarte, S. I., Teixeira, M., & Dias Almeida, C. (2023). O papel das Atividades de Vida Diária no processo de autonomização das pessoas portadoras de deficiência: https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.4_79-91. Revista Temas Sociais , (4), 79-91. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8938
Secção
Artigos