Inteligência Emocional e Burnout na Prática Profissional dos Assistentes Sociais

  • Nureia Assanali Assistente Social, Meste em Serviço Social e Política Social pela Universidade Lusófona
  • Jacqueline Marques Universidade Lusófona | Centro de investigação LusoGlobe | https://orcid.org/0000-0002-0088-8260
Palavras-chave: Inteligência Emocional, Burnout, Serviço Social, Prática profissional

Resumo

A inteligência emocional (IE) e o burnout, são conceitos que têm sido bastantes estudados individualmente e entre si, porém são escassos os estudos que relacionam com o serviço social. Nesse sentido, o seguinte trabalho, tem como objetivo compreender a importância da IE na prática profissional dos assistentes sociais e, relacionar com os níveis de burnout. Foi aplicada uma metodologia mista, e a amostra foi recolhida através do método “Bola de neve”, obtendo um total de sessenta e um participantes, através da realização de um questionário de respostas abertas e fechadas pelo Google Forms a assistentes sociais de diversas áreas. Os resultados foram analisados através do programa IBM® SPSS® e, embora as correlações não tenham revelado relações estatisticamente significativas, foi possível concluir uma correlação negativa entre IE e burnout, refletindo que quanto mais baixos os níveis de IE, maior os níveis de burnout. Foi ainda observado uma correlação negativa entre o burnout e os anos de experiência de profissão, evidenciando que, quantos mais anos de atividade profissional, menos probabilidade de atingir níveis de burnout e, por fim, verificou-se uma correlação positiva entre IE emocional e os anos de experiência profissional, constatando quanto mais anos de prática profissional, mais altos os níveis de IE. A relação entre IE e serviço social é profunda e multifacetada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-31
Como Citar
Assanali, N., & Marques, J. (2024). Inteligência Emocional e Burnout na Prática Profissional dos Assistentes Sociais. Revista Temas Sociais , (7), 104-137. https://doi.org/10.60543/ts_iss.vi7.9932
Secção
Artigos