O MUSEU E A CIDADE CONVERGÊNCIAS E DESENCONTROS

  • Ana Cristina Guimarães Dias Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Permito-me começar esta breve reflexão com uma frase da Drª. Manuela de Melo, Vereadora responsável pelos Museus Municipais do Porto a propósito do prémio bienal João de Almada, destinado a projectos na área da reabilitação urbana:

"SÓ AS CIDADES MORTAS APARECEM INTOCADAS ATRAVÉS DOS TEMPOS".

Foi este o ponto de partida escolhido para a planificação das dúvidas que desde há algum tempo me acompanham sempre que me é exigida a participação em projectos museográficos dirigidos a uma comunidade em permanente alteração, com diferentes carências, diferentes interesses, diferentes formações, para a qual a visita aos museus não tem mostrado ser necessidade prioritária.

Dirijo-me a pessoas que não conheço...

No entanto sinto o respeito e até um certo orgulho por parte dos portuenses em relação às suas instituições culturais, como se inconscientemente sentissem a necessidade de fazer perdurar, como padrão de referência, uma espécie de reserva identitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Dias, A. C. G. (1). O MUSEU E A CIDADE CONVERGÊNCIAS E DESENCONTROS. Cadernos De Sociomuseologia, 8(8). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/277