Capítulo I - Articulação entre Educação e Museologia

  • Gabriela Ramos Figurelli Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

As últimas décadas do século XX, marcadas pelo crescimento do fenômeno da globalização, dos processos migratórios, da sociedade em rede, da alteração na idéia de desenvolvimento, foi o cenário propício para suscitar a ampliação das discussões museológicas envolvendo a idéia de museu como instrumento, ferramenta para intervenção social. O contexto social - antenado para o local, a diversificação, a democratização e o desenvolvimento - proporcionou a efervescência das idéias levando a reflexões sobre a mudança no cerne da Museologia, alterando assim a atenção central do objeto para o ser humano. O posicionamento ético do profissional não poderia mais estar centrado, apenas e exclusivamente, no patrimônio, era necessário que ocorresse a transferência do foco de atenção, das coleções para os públicos.
Publicado
Apr 25, 2012
Como citar
RAMOS FIGURELLI, Gabriela. Capítulo I - Articulação entre Educação e Museologia. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], n. 44, apr. 2012. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/2872>. Acesso em: 10 dec. 2018.

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