MUSEUS HOJE PARA O AMANHÃ

  • Cristina Bruno Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O tema deste ensaio nos conduz, de imediato, à reflexão sobre a problemática museológica em quatro direções, a saber:

- patrimônio musealizado: aqueles que foram lembrados ou o universo dos esquecidos.

- responsabilidade profissional: a formação e a convivência interdisciplinar.

- processo museológico: a salvaguarda e a comunicação dos objetos, coleções e acervo.

- novas tecnologias: os museus e a resistência ou convivência com a imagem virtual.

É possível afirmar que estes temas têm figurado na pauta das nossas discussões, nas últimas décadas, de forma contundente e os profissionais de museu não podem desconhecer as múltiplas abordagens que eles permitem ou as implicações sociais e políticas que sempre estão presentes em nosso cotidiano de trabalho.

Sabemos que os museus existem no mundo inteiro há muitos séculos e, apesar de assumirem múltiplas faces, é possível identificar pontos de encontro e semelhanças entre os diferentes processos museológicos.

Apesar dos preconceitos existentes que vinculam essas instituições com as coisas “velhas” e “sem vida”, há também um grande questionamento sobre o papel real que podem desempenhar no âmbito das sociedades onde estão inseridas.

Os museus chegaram até este século como os grandes repositórios de coleções ecléticas, como centros de saber e, evidentemente, como locais privilegiados e sacralizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Bruno, C. (1). MUSEUS HOJE PARA O AMANHÃ. Cadernos De Sociomuseologia, 10(10). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/299