O canto - Análise multidimensional da cultura imaterial. Validação da versão do Singing Voice Handicap Index (SVHI), em lingua portuguesa de Portugal e do Modelo Hermenêutico/interpretativo de Agustin Escolano Benito

  • Maria Capucho
  • Luisa Janeirinho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a apresentação de um ponto comum de reflexão, da trajetória de saberes e conceitos, aparentemente, tão distintos como a medicina e a cultura. A análise multidimensional do canto e a validação da versão do Singing Voice Handicap Index (SVHI) traduzida e adaptada culturalmente para a língua portuguesa de Portugal constrói-se, nos seus pressupostos, no modelo interpretativo de cultura, apresentado por Agustin Escolano Benito, validando-se, também, a sua utilização para outros universos culturais que não só os da cultura escolar.
O questionário utilizado na avaliação da desvantagem nos cantores com problemas vocais (SVHI), em que estão presentes para análise dados de naturezas diversas, pressupõe, mais que o corpo fisiológico, o corpo cultural onde se manifestam e interagem a cultura científica, a cultura política e a cultura empírica. É este corpo, enquanto património a presevar, que é lido enquanto narrativa com os detalhes da sua singularidade e que não se distância do preconizado pela UNESCO. O artigo apresenta o modelo interpretativo de cultura e avança para o conceito de voz, para se deter no estudo da análise multidimensional do canto, adicionando o modelo à lista de versões traduzidas (agora para português). Por último demonstra-se que a versão portuguesa do SVHI é instrumento fiável e válido na avaliação da desvantagem vocal nos cantores portugueses e pode ser acrescentada à lista de versões traduzidas deste instrumento, criado originalmente para a avaliação vocal dos cantores de língua inglesa da América e que o modelo de análise de Escolano Benito é válido para outros universos culturais que não só a cultura escolar.

Palavras-chave: Corpo, Cultura, Culture Imaterial, Voz, Modelo Hermenêutico/interpretativo de Agustin Escolano Benito, Avaliação da incapacidade; Distúrbios vocais; Análise Multidimensional da Voz (SVHI) índice (questionário) da desvantagem vocal no canto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-07-11
Como Citar
Capucho, M., & Janeirinho, L. (2017). O canto - Análise multidimensional da cultura imaterial. Validação da versão do Singing Voice Handicap Index (SVHI), em lingua portuguesa de Portugal e do Modelo Hermenêutico/interpretativo de Agustin Escolano Benito. Cadernos De Sociomuseologia, 54(10). https://doi.org/10.36572/csm.2017.vol.54.03