Call for papers

2024-07-10

Ao longo da história da Teologia, as mulheres sempre produziram textos e estudos exegéticos, mas poucas alcançaram a mesma exposição e divulgação que os teólogos homens. Nos primórdios do cristianismo elas foram silenciadas, obrigadas a ocupar a sombra, a margem, o interior das casas. No entanto, a sua voz nunca se calou totalmente. As teólogas das diversas vertentes cristãs enfrentaram os obstáculos e a partir da sua própria feminilidade desenvolveram teologias que enriquecem, ampliam e questionam discursos teológicos muitas vezes inadequados e perpetuados por uma teologia marcada pela visão masculina e patriarcal.

O número 9 da Revista AD AETERNUM insere-se no movimento crescente mundial que visa reflectir sobre questões importantes e actuais como: o lugar e o papel da mulher na sociedade, na igreja e na teologia e, a teologia produzida pelas mulheres, dando voz a pesquisadores que se interessam e se têm dedicado ao estudo desta temática.

AD AETERNUM é uma publicação científica do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Portugal), que integra a área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, e pretende promover e divulgar o conhecimento teológico através da investigação e da reflexão.

Pugnando pela qualidade científica e pelo diálogo interconfessional, ecuménico e inter-religioso, a revista constitui um espaço aberto a docentes e investigadores, na base de um debate que possibilite o diálogo com outros campos do saber científico, contribuindo assim para o desenvolvimento do pensamento contemporâneo, a compreensão das dinâmicas da existência humana, da fé e do compromisso com a justiça e a esperança cristã. 

A diversidade das expressões religiosas no mundo contemporâneo e a complexificação das sociedades e das relações interpessoais tornam mais relevante do que nunca a compreensão do fenómeno religioso, tanto a nível local como regional e global.

Assim, convidam-se os investigadores interessados a participar com artigos científicos originais para integrar o Número 9, em especial no sentido de partilharem as suas pesquisas e reflexões científicas que possam contribuir para a valorização e o aprofundamento do debate no âmbito da temática proposta, com ênfase na temática do Dossier: A mulher na teologia e a teologia da mulher.

A submissão dos artigos deverá obedecer às normas da Revista e todos os textos deverão ser submetidos pela plataforma da mesma até 30 de Setembro de 2024.