Edições Anteriores

  • Revista Nº. 1
    v. 1 (2021)

    Neste número da AD AETERNUM, o eminente teólogo Andrés Torres Queiruga disserta sobre a actualidade dos sacramentos, o seu significado e como podem ser vivenciados.

     Orlando Eduardo Capellão Martins e Paulo Roberto Souza Mazarem ensaiam uma classificação teórica inovadora do movimento pentecostal, particularmente a partir da realidade brasileira, e Luís Alexandre Ribeiro Branco reflecte sobre o diálogo inter-religioso.

    O professor Stefan Bratosin, da Universidade de Montpellier, aborda o interessante tema: “Transformations des pratiques religieuses dans les processus de médiatisation. La prière digitale” e Daniel Mineiro escreve a duas mãos com José Brissos-Lino sobre o discernimento espiritual, a partir da teologia moral e da teologia espiritual.

    Deborah Vogelsanger Guimarães discorre sobre “A palavra da religião em tempos certamente incertos”, José Brissos-Lino aborda a questão do ressentimento nacionalista do profeta Jonas, em especial face ao princípio da justiça retributiva, e Vítor Rosa concentra-se no coração e no seu simbolismo esotérico.

    Apresentamos ainda um dossier sobre o Dr. Robert Reid Kalley, com algumas das intervenções das jornadas científicas promovidas pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo e realizadas em 2018, na Universidade Lusófona, para assinalar a passagem dos 180 anos sobre a data da fundação da primeira igreja protestante portuguesa prevalecente em solo nacional (1838-2018). Este evento foi realizado em parceria com o Centro de Estudos Religiosos – Biblioteca João Ferreira de Almeida (CER/BJFA) e subordinadas ao tema “Robert Kalley, o homem e o seu legado transatlântico”.  

  • Número 0
    v. 1 (2020)

    O presente Nº. 0 da revista de Teologia AD AETERNUM, referente ao 2º semestre de 2020, pretende dar a conhecer este novo projecto de investigação e reflexão teológica, com vocação internacional. Apresentamos nesta edição textos em Português, Inglês e Galego.