O Social como objeto da Museologia

  • Judite Primo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

A noção do social passou a ganhar forma como objeto de estudo da museologia a partir dos anos de 70 do século XX. As transformações socias, políticas, culturais, educativas e económicas que se desencadearam ao longo da segunda metade do século XX foram motores para as mudanças no campo teórico-metodológico da Museologia. O Movimento de Nova Museologia ganhou força em quase todo o mundo Ocidental, propondo e realizando ações e interações museológicas que objetivava a transformação do Museu- Templo para a consolidação do Museu-Fórum (Cameron, 1971), convocando os sujeitos sociais a resistirem aos determinismos da História dos heróis e do passado glorioso e a intervirem ativamente em prol de um presente social e culturalmente transformador.

Palavra-chave: Nova Museologia, museu, património, identidade, comunidades

 

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Biografia Autor

Judite Primo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Publicado
2014-06-25
Como Citar
Primo, J. (2014). O Social como objeto da Museologia. Cadernos De Sociomuseologia, 47(3). https://doi.org/10.36572/csm.2014.vol.47.01