Volumetria e Montagem como Instrumentos de Experimentação no Expressionismo Abstrato do Cinema de Ken Jacobs

Abstract

Este artigo tem como objetivo reunir obras, propostas, características de estilo e análises relacionadas ao trabalho do cineasta experimental americano Ken Jacobs com efeito tridimensional, seja por meio de estereoscopia ou outras técnicas que ele tenha adotado. A questão da profundidade de campo e distribuição dos corpos na imagem é central no trabalho de Jacobs, mas ela não se pauta por representações verossímeis, pois a base da sua formação como artista se deu no escopo do Expressionismo Abstrato em meados do século XX. Com a tecnologia digital deste século, a produção do americano ligada à imagem tridimensional se intensificou e diversificou, de modo que falta ainda uma análise especializada mais ampla e aprofundada dessa parte de sua filmografia, propósito para o qual este estudo tem o intuito de contribuir.

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Published
2023-12-29
How to Cite
de Souza, F. P. (2023). Volumetria e Montagem como Instrumentos de Experimentação no Expressionismo Abstrato do Cinema de Ken Jacobs. International Journal on Stereo & Immersive Media, 7(1), 138-157. https://doi.org/10.60543/ijsim.v7i1.8769