Sustentabilidade económico-financeira das instituições particulares de solidariedade social - paralisia cerebral

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.4_190-213

  • Felipa Lopes dos Reis Universidade Lusófona
  • Virgínia Maria L. Veiga
Palavras-chave: Sustentabilidade económico-financeira, Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS, Paralisia Cerebral, Endividamento, Criação de Valor.

Resumo

O objetivo principal desta investigação consiste no estudo dos fatores que poderão pôr em causa a Sustentabilidade das IPSS da área da deficiência e, em particular, da Paralisia Cerebral. Para isso utilizou-se o método quantitativo, através de um questionário por inquérito e pela análise dos balanços e das demonstrações de resultados. Da interpretação desses resultados pretende-se determinar quais os fatores da perda da sustentabilidade, quais as zonas de risco que enfrentam, nomeadamente o endividamento, identificar as áreas passíveis de criação de valor, formular possíveis recomendações e priorizar iniciativas para a implementação de um programa de transformação. Com este estudo, também, se procurou inovar, criando um quadro orientador e limitador das zonas de risco de perda de sustentabilidade, mapa esse que poderá servir aos gestores e técnicos das IPSS para detetarem o aparecimento de tais sintomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-08-03
Como Citar
Lopes dos Reis, F., & L. Veiga, V. M. (2023). Sustentabilidade económico-financeira das instituições particulares de solidariedade social - paralisia cerebral: https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.4_190-213. Revista Temas Sociais , (4), 190-213. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8340
Secção
Artigos