IS Estado Novo Intervenção social em prol das famílias vulneráveis e do papel da mulher trabalhadora no Estado Novo. A beirã Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-1996)

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.5_99-114

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)
Palavras-chave: Assistência Social e Familiar, Serviço Social, Papel das mulheres no Estado Novo, Mª Leonor Botelho Sampaio

Resumo

Abordamos a figura Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-1996), como assistente social, formada no Instituto de Serviço Social, que percorreu 4 regimes políticos distintos: finais da 1.ª República e Ditadura Militar; período salazarista; período marcelista; e no Pós 25 de Abril. O propósito é analisar hermenêuticamente, na base fontes documentais e contextualizadas no tempo e na época história, a sua ação social, Foi docente em várias instituições, no âmbito assistencial e social, parlamentária (1949-57) e exerceu várias funções de assistente social em muitas instituições e organismos. Todo o seu percurso de intervenção, numa época em que o acesso da mulher, na sociedade era impedida pelas normas do regime, lutou pela proteção da mulher no trabalho e outras medidas assistenciais moderna, em especial, aquando deputada. Foi uma voz incómoda no quadro do regime salazarista, mas, naturalmente, nunca o pôs em causa, apesar de algumas desilusões em termos de política social no período salazarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)

É doutor e mestre em Ciências da Educação, respectivamente pela Univ. Illes Balears (Palma de Mallorca –Espanha) e na Universidade Católica Portuguesa, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Pedagogia/Ciencias da Educação pela Universidade Pontíficia de Salamanca / Universidade de Lisboa – FPCE, docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação, (co) coordenador dos Mestrados em Educação do 1.º Ciclo, do 1.º / 2.º Ciclo, Animação Artística e Educação Especial e do Curso de Licenciatura em Educação Básica na mesma instituição d eensino superior. É membro da SPCE (fundador), da Sociedad Española de Pedagogia, do Institut Estuds Catalans e coordenador da Secção de Filosofia da Educação da SPCE. Faz parte dos conselhos editoriais de várias revistas nacionais e estrangeiras. E consultor e avaliador de alguns Agrupamentos de Escola e de Centros de Formação de Professores. Faz parte, como membro efectivo, do centro de investigação - CeiEF da Universidade Lusófona de Lisboa. É autor e co-autor de vários livros e algumas centenas de artigos científicos.

Publicado
2023-12-29
Como Citar
Martins, E. C. (2023). IS Estado Novo Intervenção social em prol das famílias vulneráveis e do papel da mulher trabalhadora no Estado Novo. A beirã Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-1996): https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.5_99-114. Revista Temas Sociais , (5), 99-114. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/9009
Secção
Artigos