IS Estado Novo Intervenção social em prol das famílias vulneráveis e do papel da mulher trabalhadora no Estado Novo. A beirã Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-1996)

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.5_99-114

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)

Résumé

Abordamos a figura Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-1996), como assistente social, formada no Instituto de Serviço Social, que percorreu 4 regimes políticos distintos: finais da 1.ª República e Ditadura Militar; período salazarista; período marcelista; e no Pós 25 de Abril. O propósito é analisar hermenêuticamente, na base fontes documentais e contextualizadas no tempo e na época história, a sua ação social, Foi docente em várias instituições, no âmbito assistencial e social, parlamentária (1949-57) e exerceu várias funções de assistente social em muitas instituições e organismos. Todo o seu percurso de intervenção, numa época em que o acesso da mulher, na sociedade era impedida pelas normas do regime, lutou pela proteção da mulher no trabalho e outras medidas assistenciais moderna, em especial, aquando deputada. Foi uma voz incómoda no quadro do regime salazarista, mas, naturalmente, nunca o pôs em causa, apesar de algumas desilusões em termos de política social no período salazarismo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)

É doutor e mestre em Ciências da Educação, respectivamente pela Univ. Illes Balears (Palma de Mallorca –Espanha) e na Universidade Católica Portuguesa, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Pedagogia/Ciencias da Educação pela Universidade Pontíficia de Salamanca / Universidade de Lisboa – FPCE, docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação, (co) coordenador dos Mestrados em Educação do 1.º Ciclo, do 1.º / 2.º Ciclo, Animação Artística e Educação Especial e do Curso de Licenciatura em Educação Básica na mesma instituição d eensino superior. É membro da SPCE (fundador), da Sociedad Española de Pedagogia, do Institut Estuds Catalans e coordenador da Secção de Filosofia da Educação da SPCE. Faz parte dos conselhos editoriais de várias revistas nacionais e estrangeiras. E consultor e avaliador de alguns Agrupamentos de Escola e de Centros de Formação de Professores. Faz parte, como membro efectivo, do centro de investigação - CeiEF da Universidade Lusófona de Lisboa. É autor e co-autor de vários livros e algumas centenas de artigos científicos.

Publiée
2023-12-29
Rubrique
Artigos