A indissociabilidade entre gênero, classe e etnia para a compreensão da situação da mulher na sociedade de classes contemporânea e a necessidade de um feminismo para os 99%

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_54-68

  • Arthur Monzelli UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara
  • José Cagnin UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Franca
  • Érica Navarro UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara

Abstract

This article is the result of a bibliographical review of the works of Heleieth Saffioti, comparing them with the Feminist Manifesto of Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya and Nancy Fraser. Such analysis intends to answer the question: is it possible to overcome gender violence, attending to the demands of the exploited classes, separating it from the issues of class and ethnicity? It is assumed that, in order to meet the needs of the exploited populations, the inseparability of the categories gender, class, and ethnicity must be taken into account. The objective of this article is to analyze these categories as inseparable issues for the construction of a feminism that contemplates the needs of the exploited classes in contemporary capitalism. To carry out this reflection, this article is based theoretically and methodologically on dialectical historical materialism, that is, it analyzes concrete reality, describing it theoretically, in order to understand it in its multiple determinations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arthur Monzelli, UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara. Atualmente é professor de sociologia e filosofia da Associação Comunitária de Educação para Jovens e Adultos Ong Fenix e professor de sociologia da educação básica II nas escola estadual Orlando Perez Professor. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia e Educação.

José Cagnin, UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Franca

É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Câmpus de Franca, UNESP, ingressando em 2021, sob a linha de pesquisa: Instituições, cidadanias e políticas sociais, e estudando sobre políticas públicas para a população em situação de rua. É integrante do Grupos de Estudos e Pesquisas - Laboratório de Análise de Políticas (LAP), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde e Serviço Social (QUAVISSS), Grupo de Estudos e Pesquisas - Estudos em Direito e Mudança Social (DeMuS) e do Projeto de Extensão Universitária Assessoria Jurídica Popular (AJUP). É graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras ? Câmpus de Araraquara, UNESP, concluído em 2016. Desenvolveu sua Monografia acerca dos temas: relações de poder, violência obstétrica, violência institucional e paradigma tecnocrático de atenção ao parto, com o título "A violência obstétrica como produto da racionalidade técnica". É servidor público municipal de Araraquara, atuando diretamente com a população em situação de rua, como representante do Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua ?Novos Caminhos?), coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Foi secretário-executivo do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Araraquara (COMAD), no mandato de 2019-2021. ORCID: 0000-0001-7342-5083.

Érica Navarro, UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Araraquara (2007 - 2010). Possui também licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara. Atua como professora da Educação Infantil municipal de Araraquara desde de 2014 até a presente data.

Published
2022-04-28
How to Cite
Monzelli, A., Cagnin, J., & Navarro, Érica. (2022). A indissociabilidade entre gênero, classe e etnia para a compreensão da situação da mulher na sociedade de classes contemporânea e a necessidade de um feminismo para os 99%: https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_54-68. "Temas Sociais" Journal , (2), 54-68. Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8042
Section
Artigos