A análise do ciclo das políticas: uma ferramenta para Assistentes Sociais

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_31-53

Resumen

Este artigo pretende apresentar alguns conceitos teóricos e modelos de análise de políticas públicas. O objetivo é fornecer aos assistentes sociais uma análise teórica do processo de políticas sociais com especial relevância ao modelo de análise do ciclo de políticas em fases ou momentos. Tal opção prende-se com a perspetiva do assistente social como agente implementador da política pública, seguindo a perspetiva de Michael Lipsky (1976, 2010), que considera os implementadores como agentes ativos com influência na política, como verdadeiros “fazedores de políticas”. Assim, o artigo apresenta as três fases do ciclo - formulação, implementação e avaliação - de modo a expor um quadro geral que pode ser operacionalizado e utilizado como ferramenta de análise das políticas que estes profissionais implementam.

Encarar a necessidade de analisar a política que se implementa contribui para a politização da intervenção, através da mobilização do poder na luta de forças que caracterizam o campo social, para combater a desigualdade e defender os direitos e a justiça social. Caso não se encare este desafio a profissão de serviços social poderá ser assumida como meramente executiva, abdicando da sua função propositiva e do seu papel ativo na formulação, implementação e avaliação das políticas sociais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2022-04-28
Cómo citar
Marques, J. (2022). A análise do ciclo das políticas: uma ferramenta para Assistentes Sociais : https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_31-53. Revista "Temas Sociais" , (2), 31-53. Recuperado a partir de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8233
Sección
Artigos