O Serviço Social e a intervenção com as pessoas trans. Um apelo na capacitação e integração dos profissionais desta ciência e profissão

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_107-116

  • Vânia Cláudia Cavacas Pires Lusofona

Résumé

É uma realidade que algumas pessoas trans vivenciam obstruções no cumprimento dos Direitos Humanos e encontram-se, por vezes, desprovidas dum cumprimento integral no exercício da cidadania.

Existem organizações que fomentam a participação cívica plena destas pessoas, instigando os Estados à criação de políticas que envolvam, promovam e assistam as condicionantes que estas pessoas são alvo na contemporaneidade.

As Ciências Sociais têm reforçado a investigação colaborativa no debelar do preconceito e o Serviço Social emerge como ponte na devolução da cidadania e no empoderamento das pessoas trans, tendo como referência os valores dos Direitos Humanos.

Os assistentes sociais são aliados fundamentais nos esforços para assegurar o bem-estar e equidade para as pessoas com identidade de género não normativa. Estes profissionais têm o compromisso de promover políticas e programas que afirmem, apoiem e valorizem os indivíduos e comunidades, sempre empenhados na justiça e inclusão social.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publiée
2022-04-29
Rubrique
Artigos