A Visita Domiciliária no Serviço Social: o início, o conceito, a operacionalização e as boas práticas dos/as profissionais.

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.5_128-139

  • Neuza Soares Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (FCESE)
  • Carlinda Antunes Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (FCESE)
  • Ana Paula Caetano Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (FCESE)
  • Mónica Teixeira Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (FCESE)

Résumé

O Serviço Social é uma profissão que abarca as mais variadas problemáticas da sociedade. A intervenção social tem em conta que cada fenómeno tem as suas próprias características, e nesse sentido o/a profissional deve adaptar-se ao espaço em que vai intervir. As visitas domiciliárias para além de beneficiarem de uma longa tradição no Serviço Social, são um dos instrumentos privilegiados para a promoção de respostas mais compreensivas e responsivas às pessoas/famílias apoiadas.

Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Oficina de Práticas em Serviço Social I, da licenciatura em Serviço Social na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, e teve como principal objetivo, através de uma revisão da literatura, abordar a visita domiciliária enquanto instrumento técnico/operativo, destacando o início da visita domiciliária, a sua operacionalização e as boas práticas adotadas pelos/as assistentes sociais, nomeadamente nas questões de segurança, emoções e confidencialidade.

Conclui-se que as visitas domiciliárias ajudam os/as profissionais a aumentar o envolvimento das pessoas/famílias, a melhorar a comunicação e a conhecer a realidade social de forma a efetivar a sua intervenção. A visita domiciliária tem sido uma ferramenta vital na articulação das ações no âmbito do Serviço Social ao longo da história da profissão.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publiée
2023-12-29
Rubrique
Artigos