Serviço Social e Comportamentos Aditivos e Dependências. O papel das Políticas de Intervenção Social

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2023_n.5_115-127

  • Ana Carolina Tavares Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (FCESE)
  • Ana Paula Caetano Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (FCESE)
  • Mónica Teixeira Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (FCESE)
  • Clara Cruz Santos Universidade de Coimbra, FPCE

Résumé

Os comportamentos aditivos e dependências são uma questão complexa que requer esforços multidisciplinares para uma intervenção concertada quer do ponto de vista da ação profissional, quer do ponto de vista político. O investimento político revê-se, em Portugal, na criação e implementação de respostas articuladas entre saúde e ação social, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências.

Com base na revisão crítica da literatura, é delineada a política portuguesa no âmbito dos comportamentos e dependências e a intervenção social realizada neste contexto. Na intervenção social, os/as assistentes sociais desempenham um papel importante na prevenção, tratamento, reinserção social e redução de riscos e minimização de danos.

É sublinhado o papel do/a assistente social nos diferentes eixos de intervenção, enfatizando os modelos sistémicos e ecológicos. Na construção do corpo teórico que se pretende para o Serviço Social é fundamental um investimento na investigação que, desta forma, contribua para uma intervenção teórico-prática robusta e especializada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publiée
2023-12-29
Rubrique
Artigos