Uma profissão invisível: Agentes de Geriatria

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_150-161

  • Sandra Elvas santa casa misericórdia lisboa
Palavras-chave: Formação, Relação de Cuidado, Agentes de Geriatria, Pessoas Idosas

Resumo

Os cuidados dirigidos às pessoas idosas integradas em lar, têm como objetivo proporcionar qualidade de vida e bem-estar. Estes cuidados integram a relação de cuidado, assente na dignidade e direitos das pessoas idosas, pelo que se perspetiva que os cuidados formais – agentes de geriatria- detenham formação e qualificações que visem o desenvolvimento e a afirmação da dignidade das pessoas idosas integradas em lar.

O presente artigo, aborda o perfil dos agentes de geriatria, assim como, a formação e competências destes profissionais na relação de cuidado. Recorre-se a uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, de modo, a ampliar o debate sobre a importância dos agentes de geriatria no desenvolvimento de cuidado qualificados, impulsionadores da dignidade das pessoas idosas integradas em lar.

A invisibilidade a que estes profissionais se encontram sujeitos por parte das políticas sociais no desenvolvimento dos cuidados, a insuficiente formação e os baixos rendimentos, posiciona o cuidado às pessoas idosas num patamar de baixa relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-04-29
Como Citar
Elvas, S. (2022). Uma profissão invisível: Agentes de Geriatria: https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_150-161. Revista Temas Sociais , (2), 150-161. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/7991
Secção
Artigos