A qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário: perspetiva de clientes e colaboradores de um SAD do concelho de Vagos

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_162-176

  • Gabriela Santos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Serviço Social
  • Miguel Rodrigues
Palavras-chave: Envelhecimento; Serviço de Apoio Domiciliário; Gestão da Qualidade; Satisfação do Cliente.

Resumo

Este artigo procura compreender a qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) no Concelho de Vagos, com base no grau de satisfação, na perspetiva de clientes e colaboradores. O estudo envolveu 80 clientes e 50 colaboradores, de nove instituições do Concelho de Vagos com SAD. Utilizámos uma abordagem metodológica quantitativa, e a recolha de dados foi cumprida através do inquérito por questionário, comportando a caracterização sociodemográfica destes dois grupos de amostra, e a aplicação do questionário de satisfação do SAD oficial da Segurança Social. Este instrumento compreende 62 questões que caracterizam o grau de satisfação do SAD por cinco áreas: Instalações, Equipamentos e Sinalética; Fiabilidade/Credibilidade; Competência Técnica; Responsabilidade e recetividade; Atendimento e Comunicação. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos permitem afirmar que ambos os grupos da amostra avaliaram o SAD como elevado, no entanto, os clientes apresentam uma média superior em quatro destas cinco áreas, em comparação com os colaboradores.

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Publicado
2022-04-29
Como Citar
Santos, G., & Rodrigues, M. (2022). A qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário: perspetiva de clientes e colaboradores de um SAD do concelho de Vagos: https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_162-176. Revista Temas Sociais , (2), 162-176. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8055
Secção
Artigos