A HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL —CONTRIBUTOS PARA O ESTUDO DAS IDENTIDADES LOCAIS

  • Graça Maria Soares Nunes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Esta comunicação tem por objectivos levantar questões que se prendam com a ligação da História Regional e Local às identidades locais, reflectindo sobre os possíveis contributos da primeira para o estudo e definição duma identidade local. Ressalta-se também a importância da transdisciplinaridade como metodologia, e o papel activo da museologia como impulsionadora e difusora da História Regional e Local. Faz-se igualmente uma breve panorâmica historiográfica como contextualização e ligação à situação actual da história local.

O interesse pela História Local em Portugal tem sido despertado em diversas ocasiões e diferentes contextos ao longo dos tempos. Fazendo uma resenha sucinta sobre a historiografia local podemos recuar até 1720, ano da criação da Academia Real da História. Com ela se iniciaram as primeiras tentativas de valorizar estes estudos, com o enunciar dum inquérito feito pelo académico Manuel Caetano de Sousa, relativo à história eclesiástica, dirigido aos arcebispados, bispados, câmaras e provedorias de comarca, com o intuito de se recolherem notícias extraídas de cartórios e arquivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Nunes, G. M. S. (1). A HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL —CONTRIBUTOS PARA O ESTUDO DAS IDENTIDADES LOCAIS. Cadernos De Sociomuseologia, 8(8). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/282