Notícias

A Revista Cadernos de Sociomuseologia é uma publicação científica semestral publicada pela Área da Museologia (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) - Instituto de Educação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias).

Foi fundada em 1993, sendo actualmente a mais antiga e continuada revista de Museologia em Língua portuguesa. Os seus objectivos prioritários são a publicação de trabalhos científicos na área de conhecimento da Sociomuseologia, para cuja consolidação internacional tem contribuído de forma permanente, dando apoio à formação em Sociomuseologia em geral e em particular aos programas de Mestrado e Doutoramento na ULHT.

A revista publica artigos originais em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol. Foi reorganizada em 2013 passando a ter apenas a edição digital tendo sido aceite nas redes internacionais de indexação, SCOPUS, Directory of Open Access Journals (DOAJ), European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS) e Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR). É publicada na Plataforma Public Knowledge Project (PKP) estando incluída na Preservation Network (PKP PN)LOKSS. O Editorial and Referee Board é composto por académicos e investigadores de mérito internacionalmente reconhecido do campo da museologia, provenientes de Brasil, Canada, Espanha, França, India, Portugal, UK, USA.

  • Chamada para artigos para o Numero especial “Museología social y los nuevos retos de ICOM" - Dubái 2025”

    2025-07-14

    Convocatoria para artigos
    “Museologia social e os novos desafios do ICOM”
    Dubai 2025

    Existe atualmente um profundo debate internacional decorrente da aprovação (2022) da nova definição de museu pelo ICOM, a par do processo de revisão do Código Deontológico. Isto inclui a necessária introdução de questões relacionadas com a dimensão social dos museus, já incluídas na Recomendação da UNESCO de 2015 sobre a Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, a sua Diversidade e Papel na Sociedade.

    Neste contexto, a revista "Cadernos de Sociomuseologia" (SCOPUS Q3), em colaboração com o Comité Internacional de Museologia Social (SOMUS-IC), considerou apropriado publicar um número especial (agendado para 30 de setembro de 2025) dedicado aos temas propostos, como contributo para a Conferência Geral do ICOM, a realizar no Dubai em novembro de 2025. Assim sendo, está a ser lançada esta chamada para artigos.

    Prazo para submissões | 15 de agosto de 2025.

    Processo de revisão | Todos os artigos submetidos serão revistos por revisores especialistas, garantindo a qualidade e relevância do conteúdo selecionado.

    Instruções de Submissão | Para iniciar a submissão de um artigo, inicie sessão ou registe-se e siga os passos.

    https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/login

    Os artigos submetidos devem cumprir os padrões educacionais da Revista de Sociomuseologia. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/about/submissions

     

    Informações sobre cada artigo

    Título na língua original
    Título em inglês
    Resumo
    Palavras-chave 3 a 5

    Informações para os autores

    Nome do autor
    E-mail
    ID Orcid
    Afiliação institucional
    Mini CV (Máximo: 200 caracteres com espaços)

    Para mais informações, contacte-nos: revistacadernos@gmail.com

    Agradecemos desde já a sua contribuição para esta edição especial "Museologia Social e os Novos Desafios do ICOM - Dubai 2025".

    Ler mais sobre Chamada para artigos para o Numero especial “Museología social y los nuevos retos de ICOM" - Dubái 2025”
  • Nova indexação dos Cadernos na SCOPUS e na QUALIS

    2023-04-09

    A nova indexação dos Cadernos na SCOPUS, há muito esperada, é certamente uma forma de reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido para dotarmos o Departamento de Museologia com uma revista consistente e cientificamente exigente, servindo o aprofundamento e a disseminação da Museologia e da Escola de Pensamento da Sociomuseologia.
    Assinalamos também que na QUALIS / CAPES subimos para B1 sendo atualmente a revista mais bem qualificada em língua portuguesa  no Campo da Museologia.
    A todos e todas que têm apoiado este projeto Brasil/Portugal, com as suas contribuições e conselhos o nosso mais sincero reconhecimento. Esta ligação "orgânica" tem sido e será no futuro a nossa maior força.

    Judite Primo / Mário Moutinho

    Ler mais sobre Nova indexação dos Cadernos na SCOPUS e na QUALIS