INTEGRAÇÃO MUSEOLÓGICA DE ESTRUTURAS ARQUEOLÓGICAS NO LARGO DA SÉ EM LISBOA

  • Lídia Fernandes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

As escavações arqueológicas realizadas no Largo da Sé e no Largo de Sto. António, em Lisboa, tiveram início em Setembro de 1993, tendo sido concluídas, numa primeira fase, em Março de 1994.

Esta intervenção, realizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo I.P.P.A.R., foi levada a cabo através da elaboração de um protocolo entre as duas entidades procurando-se, deste modo, iniciar uma actividade conjunta, e pioneira no caso de Lisboa, de escavação e salvaguarda do património arqueológico.

A construção de sanitários públicos no Largo da Sé e a alteração do pavimento do Largo de St º António — acções levadas a cabo pela edilidade — obrigaram a um plano concertado de acompanhamento e de escavação.

O trabalho de campo desenvolvido nestes dois locais correspondeu a acções distintas, de acordo com as obras a efectuar pela Direcção Municipal de Reabilitação Urbana e com o tipo de solo em presença.

No Largo da Sé a construção dos sanitários obrigou à realização de um desaterro de grandes dimensões uma vez que a construção não será visível superiormente.

O desaterro, realizado mecanicamente, abrangeu uma área sensivelmente de 10X10m situada no Largo da Sé e exactamente contígua à estátua de Augusto Rosa.

O tipo de solo existente neste local definiu, como já referimos, as próprias características da intervenção. Numa primeira fase dos trabalhos não foram registadas quaisquer estruturas arqueológicas até uma profundidade de cerca de 4m, correspondendo os terrenos a uma única camada de entulhos mal compactados com inúmeras pedras, cerâmica de construção e argamassas soltas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Fernandes, L. (1). INTEGRAÇÃO MUSEOLÓGICA DE ESTRUTURAS ARQUEOLÓGICAS NO LARGO DA SÉ EM LISBOA. Cadernos De Sociomuseologia, 8(8). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/287