A INSTITUIÇÃO MUSEU: A HISTORICIDADE DE SUA DIMENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DE UMA VISÃO CRÍTICA DA INSTITUIÇÃO

  • Rosana Nascimento Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O significado do Museu atualmente de forma geral é vinculado a algo ultrapassado como "velho", "mofo" e "poeira", são as definições mais usuais e pejorativas quando se faz referência ao conceito desta instituição.

Isto talvez, se dê, devido ao fato do Museu está distanciado da sociedade, ou então, por ter ficado historicamente simbolizando um templo de raridades e coisas exóticas, que mais serviam à curiosidade e espanto do que ao processo educativo, que desde sua origem o Museu deveria buscar atingir.

Do Mouseion ao Museu muito temos que dissertar, os avanços em determinados momentos, os retrocessos. As buscas em inseri-lo no contexto social e principalmente a questão dos acervos museográficos serem ou não educativos.

O Mouseion, ou Casa das Musas, tem sua origem na Grécia, era definido como local de pesquisa e Templo, ressaltamos que não foi criado como instituição museal que hoje conhecemos. Segundo Santana (1), analisando a origem do Mouseion, a autora coloca que "...as obras de arte expostas no Mouseion existiam mais em função de agradar as divindades do que serem contempladas pelo homem".

Nota-se que na citação a autora introduz a palavra contemplação, o que historicamente traduziu o Museu como local sagrado, onde era exigido determinados padrões de comportamento para a apreciação da cultura material de segmentos da sociedade daquele período histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Nascimento, R. (1). A INSTITUIÇÃO MUSEU: A HISTORICIDADE DE SUA DIMENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DE UMA VISÃO CRÍTICA DA INSTITUIÇÃO. Cadernos De Sociomuseologia, 11(11). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/312