APRESENTAÇÃO

  • Cristina Bruno Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

“Eu vou começar dizendo, na minha opinião, o que é um museu. Eu acredito que um museu, qualquer que seja, deve responder a uma questão fundamental: o que é a condição humana? De todos os museus que eu conheço, incluindo o venerável British Museum, nenhum responde completamente esta questão e, entretanto, nenhum a ignora. Todas estas instituições, mesmo as menos pretenciosas, como a Casa de Anne Frank, trazem apenas um elemento de resposta. Na verdade, acontece uma grande conversa entre os museus do mundo. Cada um deles parece querer dizer o que pensa da natureza humana, seja apoiando e enriquecendo as declarações recíprocas, seja as contradizendo.”

(Neil Postman,1989)

Há dez mil anos, as áreas correspondentes ao Vale do Paranapanema, São Paulo, têm sustentado diferentes formas de apropriação, transformação e interpretação dos recursos naturais, pelos mais distintos grupos humanos.

Inicialmente, os caçadores-coletores ocuparam os terraços marginais e as regiões próximas aos afloramentos rochosos e, nestes locais, deixaram as marcas dos seus acampamentos e de suas oficinas líticas. Marcas que sobreviveram ao tempo e, portanto, testemunham uma vivência cotidiana de homens e mulheres que construíram um universo cultural sabidamente mais complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Bruno, C. (1). APRESENTAÇÃO. Cadernos De Sociomuseologia, 17(17). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/355