Realidade aumentada aplicada à museologia

  • Ana Moutinho Departamento de Museologia - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal

Resumo

A presente tese centra-se na relação entre o visitante/participante e as instalações museológicas. Parte-se do princípio que o objetivo principal das instalações museológicas é o de potenciar a criação de conhecimento. Neste sentido, explora-se uma série de recursos expositivos, em particular a Realidade Aumentada – RA, que possibilita diferentes leituras de um mesmo elemento/objeto e, desta forma, amplia o conjunto de interações possíveis.

Para a produção e desenvolvimento das instalações museológicas, teve-se em consideração um processo de design iterativo e participativo combinado com a avaliação in the wild, no sentido de desenvolver as instalações de acordo com o feedback dos visitantes/participantes em diferentes fases do seu desenvolvimento e verificar se os objetivos propostos estavam a ser atingidos.

No Petrie Museum of Egyptian Archaeology desenvolveu-se uma instalação que tinha por base o reconhecimento gestual e centrou-se a investigação no processo de design iterativo; por outro lado, na exposição Baixa em Tempo Real, apesar de ter-se executado também alterações com base no feedback dos visitantes/participantes, centrou-se na avaliação in the wild, para identificar diferentes padrões de interação, tanto com as instalações em particular, como com a exposição num todo.

Neste sentido, entende-se que as instalações museológicas podem ser desenvolvidas de forma colaborativa, onde é tido em consideração os diferentes intervenientes neste processo, tal como os visitantes/participantes, os stakeholders, os técnicos, os designers ou os museológos durante as diferentes fases de desenvolvimento das instalações museológicas.

Através do desenvolvimento de instalações museológicas de forma dinâmica, participativa e em constante atualização entende-se estar mais próximo de produzir instalações que respondam ao seu objetivo principal.

 

Palavras-chave: Realidade Aumentada, Museologia, Expografia, Instalação Museologica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-09-27
Como Citar
Moutinho, A. (2015). Realidade aumentada aplicada à museologia. Cadernos De Sociomuseologia, 49(5). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/5206
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT