A potencialidade dos lugares da memória sob uma perspectiva museológica processual: um estudo de caso. O memorial da resistência de São Paulo. (2011)

  • Katia Filipini Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo

Resumo

O trabalho defende a hipótese de que os lugares de memória voltados às questões políticas devem ser tratados sob uma perspectiva museológica processual para que exerçam uma função social contemporânea na sociedade. É fundamental a abordagem sociomuseológica no conceito e na aplicação da ideia, o que pressupõe compromisso político e construção coletiva com os atores sociais e profissionais de diferentes disciplinas e especialidades. Discutem-se os contextos sociopolíticos e culturais e defende-se a conjugação de três fatores para a efetiva criação dessas instituições: a reivindicação das comunidades, a vontade do governo e a ação museológica. Numa perspectiva processual, a concepção do projeto museológico, do plano museológico e do planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento da instituição, pois serão esses os documentos norteadores. A dissertação tem como estudo de caso o Memorial da Resistência de São Paulo, sediado em parte do edifício que pertenceu ao Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), e que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (desde 1889) por meio da musealização do espaço prisional e pelo desenvolvimento de linhas de ação programáticas, visando colaborar para o aprimoramento da democracia e de uma cultura em direitos humanos.

 

Palavras-chave: Lugares de Memória; Sociomuseologia; Musealização; Processo Museológico; Memorial da Resistência de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Katia Filipini, Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo
Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo
Publicado
2015-10-31
Como Citar
Filipini, K. (2015). A potencialidade dos lugares da memória sob uma perspectiva museológica processual: um estudo de caso. O memorial da resistência de São Paulo. (2011). Cadernos De Sociomuseologia, 50(6). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/5229
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT