Documentação

  • Admin Admin

Resumo

O Worshop do ICAMT Lisboa 2018 relaciona a Arquitetura com a Museologia olhando especificamente para as técnicas museográficas, os museus comunitários e a energia e sustentabilidade.
Destina-se a estudantes e profissionais de arquitetura, engenharia, museologia, artes plásticas, curadoria, design e áreas afins.
Analisará questões metodológicas, conceptuais e técnicas referentes ao papel da arquitetura na implementação de projetos museológicos, incidindo nas técnicas museográficas contemporâneas, no papel dos museus comunitários na sociedade do século XXI e na necessidade do recurso às energias renováveis contribuindo para a sustentabilidade dos museus.
O Workshop visa trazer à discussão estes três eixos temáticos contribuindo para enriquecer e consolidar as boas práticas museais, a valorização profissional e a relação entre os museus e a sociedade.


Eixos temáticos do workshop:


1. Técnicas museográficas - papel da arquitetura:
- Em tempos de crise financeira e baixos orçamentos nos museus, de que forma a arquitetura pode produzir soluções museográficas simultaneamente de baixo custo e eficazes na comunicação;
- Utilização inteligente das tecnologias da informação nas técnicas museográficas. 


2. Papel dos museus comunitários no seculo XXI:
- Os Museus comunitários na sociedade digital do século XXI;
- Os museus comunitários e a atual sociedade de migrações massivas;
- A responsabilidade, inovação e criatividade da arquitetura nos pequenos museus; 


3. Energias renováveis e sustentabilidade dos museus:
-Face às energias renováveis disponíveis, quais as melhores soluções para a sustentabilidade nas suas diversas vertentes, aplicadas aos museus;
- Inclusão da domótica nos museus.


Comissão científica:
Jean Hilgersom
Alessandra Labate Rosso
Aida Rechena
Judite Primo
Nana Meparishvili
Manuel Furtado Mendes
Mário Moutinho




##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Jan 23, 2019
Como citar
ADMIN, Admin. Documentação. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 57, n. 13, jan. 2019. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6640>. Acesso em: 17 june 2019.