PUBLICAÇÃO DA DIDÁTICA MAGNA - UMA EVIDÊNCIA DA MUDANÇA DO PENSAMENTO DE COMENIUS: SUBSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO PELA EDUCAÇÃO
Resumo
Os estudos do pensamento de Comenius, na atualidade, trazem os seguintes perfis de pesquisadores, de um lado estão, os que à semelhança de Joaquim Hübner entendem ser enfadonhas e supérfluas as questões da religião para as pesquisas comenianas, e assim, retiram tudo de religião das suas reflexões. Por outro lado, existem os que, enxergam o pensamento comeniano somente sob o olhar da religião. Há ainda os que procuram ensinar a inter-relação da educação com a religião para se descobrir a proposta educacional de Comenius.
Este artigo, em seu exposto desejo de contribuir com este debate, aponta que no momento em que Comenius publica a Didática magna em 1657 ele transparece a mudança em seu pensamento ao substituir a religião pela educação. O pressuposto se baseia no princípio de que, conscientemente, Comenius substitui a religião pela educação para poder defini-la como o remédio de Deus para a cura da degeneração do gênero humano.