PELA (RE)CONSTRUÇÃO DUMA TEOLOGIA EUROPEIA CONTEMPORÂNEA NUM MUNDO GLOBAL

  • José Brissos-Lino ULHT

Resumen

A Europa foi durante séculos o território de eleição da fé cristã, daqui se partindo para a evangelização do Oriente, das Américas e de África. Passados dois mil anos, porém, esta Europa pós-cristã foi colonizada religiosamente pelo evangelicalismo norte-americano num primeiro momento – desde a influência do fundamentalismo protestante ao evangelicalismo, passando pela teoria da inerrância bíblica – e, numa segunda fase, pelo brasileiro e latino-americano.

A história do pensamento teológico na Europa é riquíssima e o seu património fundamental para compreender o percurso da fé cristã no continente e nas missões por todo o mundo. Hoje já não é tempo para uma Europa colonizadora, nem tão pouco para uma Europa colonizada. A teologia do continente precisa de se libertar da colonização a que tem sido submetida desde o séc. XX, mas também de se autodeterminar, para se poder reconstruir num mundo global, no diálogo com outras culturas e sistemas de fé e espiritualidade.

Neste artigo defendemos o princípio da descolonização da Europa evangélica, mas também a necessidade imperiosa da sua afirmação teológica no contexto duma identidade europeia. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2023-09-08
Cómo citar
Brissos-Lino, J. (2023). PELA (RE)CONSTRUÇÃO DUMA TEOLOGIA EUROPEIA CONTEMPORÂNEA NUM MUNDO GLOBAL. Ad Aeternum, 1(6), 132-152. https://doi.org/10.60543/aa.v1i6.9004