UMA CASA MUSEU EM TERRITÓRIO DE ECOMUSEU - FERNANDO NAMORA EM CONDEIXA

  • Miguel Pessoa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Fernanda Nujo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Lino Rodrigo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

“(...)

A nossa vida cultural sacrifica o convívio

frutuoso, e para isso doseado de respeito mútuo,

ao espectáculo do sectarismo tribal. Que faz

vista. Que é trombeta de prestígio.

(...)”

Fernando Namora, in Sino na Montanha

A Casa-Museu Fernando Namora ( Fot.1) foi inaugurada a 30 de Junho de 1990. Integra uma colecção oferecida pelos familiares do escritor à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. É um Museu-edifício e é assim que ela se apresenta num vasto espaço que é o Território do Ecomuseu—uma mancha geográfica que se estende desde Arzila até Penela (Desenho 1).

Enquanto Casa-Museu, e consoante as disponibilidades discretas de cofre, esta já feita a inventariação sistemática dos materiais do acervo. Está organizada uma listagem dos objectos museológicos, num total de 6974, que vemos acompanhados das respectivas fotografias—sinal seguro de que existe preocupação com a segurança desta herança cultural, nomeadamente contra roubo.

No que respeita ainda a segurança na Casa-Museu e espaço imediatamente envolvente, têm sido feitas acções de formação na área do socorrismo e luta contra incêndio, o que pressupõe obviamente a disponibilização de meios para essas tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Pessoa, M., Nujo, F., & Rodrigo, L. (1). UMA CASA MUSEU EM TERRITÓRIO DE ECOMUSEU - FERNANDO NAMORA EM CONDEIXA. Cadernos De Sociomuseologia, 8(8). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/289