PRIMEIRO CAPÍTULO - A MUSEALIZAÇÃO DA ARQUEOLOGIA

  • Cristina Bruno Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Sob a identidade de “Museu de Arqueologia” acumula-se, nos dias de hoje, uma multiplicidade de características museológicas que indica um passado comprometido com aspectos relevantes da história dos museus, no que diz respeito à importância do colecionismo para estas instituições, como também, a evidente parceria com as diferentes fases das descobertas e da pesquisa arqueológica nestes últimos séculos.

Outro aspecto marcante dessas instituições está vinculado ao caráter universalista de seu conteúdo, constituído de coleções difusas no tempo e no espaço. Da mesma forma, pode-se afirmar que, nas últimas décadas, esses museus têm servido, também, para o tratamento patrimonial da memória local. Elevando-a, algumas vezes, ao patamar das referências nacionais e universais.

Os museus de Arqueologia existem em todos os continentes, ainda reconhecidos como centros de pesquisa, vinculados em sua maioria às universidades e responsáveis por parcelas significativas do patrimônio que tem sido preservado ao longo dos séculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Bruno, C. (1). PRIMEIRO CAPÍTULO - A MUSEALIZAÇÃO DA ARQUEOLOGIA. Cadernos De Sociomuseologia, 17(17). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/357