SEGUNDO CAPÍTULO - PROJETO PARANAPANEMA: UMA AMOSTRA PARA A FORMULAÇÃO DE MODELOS DE MUSEALIZAÇÃO

  • Cristina Bruno Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

A escavação arqueológica do Sítio Fonseca, situado no município de Itapeva, São Paulo, realizada por Luciana Pallestrini, em 1968, deu início ao Projeto Paranapanema.

Esses trabalhos evidenciaram as marcas pré-coloniais de uma aldeia de horticultores ceramistas, deixadas há mil anos, entre muitas evidências arqueológicas encontradas na área próxima ao referido vestígio.

Pallestrini e Morais (1995, p. 4) relatam que ... “A metodologia de campo se baseou nas escavações de superfícies amplas, com o máximo de limpeza do solo para a evidenciação precisa das estruturas e de seus testemunhos inseridos. O concomitante quadriculamento do sítio foi executado pela adoção de coordenadas orientadas no sentido N-S e L-O, com 10 metros de lado. Sub-quadriculamentos internos, de metro em metro, foram realizados para aplicação da técnica de decapagens por níveis naturais, proporcionando a necessária interrelação dos vestígios. O método e as técnica seguiram a linha de ação do Prof. André Leroi-Gourhan do College de France, adaptada aos sítios brasileiros por L. Pallestrini.”

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Bruno, C. (1). SEGUNDO CAPÍTULO - PROJETO PARANAPANEMA: UMA AMOSTRA PARA A FORMULAÇÃO DE MODELOS DE MUSEALIZAÇÃO. Cadernos De Sociomuseologia, 17(17). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/358