INTRODUÇÃO

  • Manuelina Maria Duarte Cândido Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Cabe, nesta introdução, apresentar um panorama do pensamento museológico internacional, que pretendemos basear nos documentos do Rio de Janeiro (1958)7; no de Santiago (1972), que formalizou a introdução do conceito de museu integral; no de Quebec (1984), ao qual coube a sistematização dos princípios da Nova Museologia; e no de Caracas (1992), que realizou uma avaliação crítica desse percurso, reafirmando o museu como canal de comunicação.

Este recorte privilegia documentos que constituíram três dos principais marcos do movimento da Nova Museologia – Cartas de Santiago, Quebec e Caracas – e o documento final do Seminário Regional da UNESCO sobre a Função Educativa dos Museus, do Rio de Janeiro, que inaugura uma linha de seminários regionais e a perspectiva de pensar a Museologia a partir de olhares não europeus. São documentos fundamentais para o entendimento da renovação no cenário museológico internacional e, notadamente, na América Latina, onde a maior parte deles tomou corpo.

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Como citar
CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. INTRODUÇÃO. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 20, n. 20, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/373>. Acesso em: 18 aug. 2019.

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