Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
Resumo
Neste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.
Palavras chave: patrimônio, museologia, aprendizagem, comunicação, público.
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.