Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem

  • Vera Rangel Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Neste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.

Palavras chave: patrimônio, museologia, aprendizagem, comunicação, público.

 

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Biografia Autor

Vera Rangel, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Publicado
2014-06-24
Como Citar
Rangel, V. (2014). Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem. Cadernos De Sociomuseologia, 46(2). https://doi.org/10.36572/csm.2013.vol.46.04