Um museu na cidade: representações sociais de uma unidade museológica em transformação no centro de Lisboa - Gabriela Cavaco
Resumo
Um museu na cidade: representações sociais de uma unidade museológica em transformação no centro de Lisboa
Tese de Doutoramento em Museologia de Gabriela Perdigão de Almeida Cavaco (2011)
Orientador: Prof. Doutor Jorge Correia Jesuíno
RESUMO
A investigação que está na base da presente Tese de Doutoramento centra-se na análise das Representações Sociais que o público interno do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), (funcionários, investigadores e residentes) e a sua envolvente urbana (residentes, serviços, comercio, instituições e equipamentos) têm sobre a área onde estão implantadas as instituições museológicas sob tutela da Universidade de Lisboa. A pesquisa visa o estudo dos museus e instituições culturais como espaços de desenvolvimento urbano. Interessa, em particular, compreender como é que a envolvente urbana se relaciona com estas instituições e que memórias, imagem e expectativas são retidas e projectadas relativamente ao desenvolvimento da própria comunidade.
O estudo permitirá avaliar a interacção dos Museus com a Cidade e da Cidade com os Museus, bem como a percepção do funcionamento da dinâmica do «poder» do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, enquanto «motor» de desenvolvimento social e o peso cultural da reestruturação desse mesmo espaço urbano na cidade de Lisboa. Como proposta final, a investigação propõe uma nova metodologia para a acção das instituições culturais na melhoria do urbanismo aplicado à cidade, evidenciando sobretudo a importância da participação pública no «fazer cidade».
A fundamentação epistemológica deste trabalho tem como base a Teoria das Representações Sociais com ligação ao campo de investigação da Sociomuseologia e Urbanismo, áreas que a doutoranda tem trabalhado desde a sua licenciatura em 92/93 e que foram também alvo da sua Dissertação de Mestrado, defendida na ULHT em 2002.
Palavra-chave: Sociomuseologia, museologia, representações sociais, comunidade
ABSTRACT
Based on the Social Representations Theory linked to the research field of Sociomuseology and Urbanism, the present research aimed to analyse Social Representations of internal and external social environment at the National Museum of Natural History and Science in ward to the Lisbon University.
Firstly, its specific objectives have been centred on the study of different mental maps underlying internal organizational dynamics in particularly, especially how the institution itself understands its own developing process. Secondly, a study of how relationships with the surrounding community are being persecuted and how urban environment in general, social memories, images and expectations are retained within the closed environment of the institution.
The research also envisaged for a generalization of all communities development. Interaction of museums with the city and between the cities with museums was hypothesized as well. In particularly, the National Museum of Natural History and Science could largely be considered a developing driving-force for the restructuring of Lisbon’s urban space.
As a final proposal, the research points to a new work’s methodology within cultural institutions in improving a new urban applied design, stressing the importance of public participation in «city-making».
Keywords: Sociomuseology, Museology, Social Representations, Comunity
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.