O CAMPO DE ATUAÇÃO DA MUSEOLOGIA

  • Mário De Souza Chagas Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Os organizadores do V FÓRUM NORDESTINO DE MUSEOLOGIA indicaram-me para discussão o tema: O CAMPO DE ATUAÇÃO DA CIÊNCIA MUSEOLÓGICA. Sem nenhuma combinação prévia decidi, assumindo o ônus dessa decisão, alterar de forma singela o tema proposto, passando a denominá-lo de O CAMPO DE ATUAÇÃO DA MUSEOLOGIA. E explico porque. Considero pouco produtiva a discussão em torno de uma possível aplicação da categoria ciência à museologia, e isto porque, apesar dos esforços de diversos intelectuais, a demarcação nítida do que é ou não é ciência não está totalmente definida e é passível de ideologização. Interessa-me muito mais perceber e discutir os fundamentos epistemológicos da museologia independentemente do fato de ela ser considerada uma ciência, uma prática, uma arte ou uma disciplina - como particularmente prefiro considerá-la.

Assim, extraindo os artigos e as preposições fiquei reduzido a três pontos fundamentais para o desenho dessa palestra: CAMPO - ATUAÇÃO - MUSEOLOGIA.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Chagas, M. D. S. (1). O CAMPO DE ATUAÇÃO DA MUSEOLOGIA. Cadernos De Sociomuseologia, 2(2). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/533