Musealização do Patrimônio Arquitetônico: inclusão social, identidade e cidadania Museu Vivo da Memória Candanga

  • Maria Vecília Gabriele

Resumo

Esta tese tem por finalidade estudar o Patrimônio Arquitetônico, reconhecido e tombado pelos órgãos do Estado e que abriga uma entidade museológica, como acervo deste museu, de acordo com os princípios da Sociomuseologia. Algumas vezes a arquitetura pode ser considerada como um acervo que abriga outro acervo. Vista mesmo quando não se decide a entrar no museu, a arquitetura trabalhada enquanto objeto museológico pode servir para comunicar uma época, seus símbolos, as relações sociais que possibilitaram sua edificação e suas técnicas construtivas, fazendo ressurgir a história e, com ela, elementos que podem ativar os laços de pertencimento de uma comunidade com o seu patrimônio construído. Com o objetivo de estudar a aplicação prática da hipótese e posteriormente identificar pontos que podem ser utilizados na musealização do Patrimônio Arquitetônico de outros museus que ocupam edificações tombadas, ao longo da pesquisa desenvolveu-se um Projeto de Musealização do Acervo Arquitetônico para o Museu Vivo da Memória Candanga. A tese finda por realçar as características da arquitetura como potencial objeto museal, capaz de agir em processos museológicos, com vistas à inclusão social, reconhecímentos de identidade e práticas relacionadas à cidadania e educação para o patrimônio.

 

Palavras-chave: Arquitetura; Museologia; Sociomuseologia; Museu Vivo da Memória Candanga; Patrimônio Arquitetônico.

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Publicado
2016-06-26
Como Citar
Gabriele, M. V. (2016). Musealização do Patrimônio Arquitetônico: inclusão social, identidade e cidadania Museu Vivo da Memória Candanga. Cadernos De Sociomuseologia, 51(7). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/5497
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT