Prospecções sobre a relação entre as comunidades do bairro Reis Católicos (Alcalá de Henares, Madrid) e seus bens arqueológicos
Resumo
Ideias convergentes sobre temáticas de interesses em comum levaram-nos a iniciar alguns estudos em conjunto. Essas pesquisas enfocam as estratégias de gestão arqueológica em cidades ibero-americanas declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO e ainda as relações entre o patrimônio cultural e as comunidades nos mais distintos contextos urbanos. Este artigo está dedicado a um deles. Resulta de um ensaio, uma experiência-piloto realizada nas etapas finais do projeto I+D “La Dimensión Arqueológica en ciudades Patrimonio Mundial: avances para la gestión patrimonial en Alcalá de Henares, Puebla y La Habana”. Tencionávamos reunir dados sobre a relação entre as comunidades que habitam o bairro periférico de Reis Católicos e os bens culturais nesse contexto, especificamente as ruínas musealizadas da cidade romana de Complutum, para pautas de comportamento para a estruturação de um projeto futuro. Objetivamos com este artigo apresentar os resultados das pesquisas de campo, realizadas em novembro de 2015 e junho de 2016, quando experimentamos duas metodologias distintas, nomeadamente a observação assistemática e a deriva. Os resultados alcançados sugerem que o o sítio arqueológico musealizado faz parte do cotidiano dos vizinhos, membros de uma vizinhança cambiante, marcada atualmente pelos seus traços multiculturais e pela ressonância com outros marcos de memória existentes no bairro.
Palavras-chave: patrimônio arqueológico; comunidades; gestão do patrimônio
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.