Valorização e Musealização do Património no Meio Urbano
Resumo
Esta tese centra-se na musealização das pinturas murais na época do Estado Novo na cidade de Lisboa de particular relevância histórica e museológica. Pretende-se assim relacionar a museologia com o património mural, tendo como base a identificação dos locais de pintura mural, bem como os edifícios onde estas estão inseridas, analisando a sua perspetiva histórica, os seus autores/encomendadores e o enquadramento sociocultural que prevaleceu outrora.
Para a disseminação do conhecimento sobre a arte mural no “modernismo” nacional, teve-se em consideração toda a envolvente “sacralizada” – significado ideológico – e “dessacralizada” dos objetos em estudo e que refletem a sua componente bibliográfica, simbólica e visual, bem como o todo um processo de transmissão de conhecimentos, heranças e memórias coletivas e que são a base da nova museologia social e interdisciplinar.
Particular relevância deve ser tida em conta para as imagens (fotografias) que acompanham o Volume II desta tese e que refletem a procura do autor pelas mesmas no seu espaço-tempo local e virtual, bem como um levantamento sobre o seu estado de conservação atual, das suas técnicas artísticas, envolvente e da bibliografia dos autores que as criaram.
Pode-se assim concluir que o estudo realizado é uma contribuição para a musealização de uma época onde se destacou a pintura mural moderna, esperando-se acima de tudo que este possa vir a contribuir para um maior envolvimento das comunidades naquilo que é o seu (re)conhecimento identitário e as suas memórias.
Palavras-chaves: Museologia; Património; Pinturas Murais; Simbologia; Espaços Públicos; Estado Novo
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