Entre a museologia social e o museu tradicional: O caso do Museu Murillo La Greca e a Convocatória de Ocupação 2019 - Recife, PE
Resumo
A pesquisa se debruçou sobre o Museu Murillo La Greca e a Convocatória de ocupação 2019, a fim de analisar à luz da Museologia Social como as ações educativas tensionam museus tradicionais a práticas mais colaborativas e democráticas. Foram utilizados autores como Mario Chagas, Glauber Guedes Ferreira Lima, Bruno Brulon, Marcele Pereira, Stránský, Tereza Scheiner e Hugues de Varine- Bohan, para estabelecer referenciais teóricos sobre as tensões e rupturas da Museologia frente ao espaço museal. Além disso, outros autores que abordam educação museal, sociologia e antropologia compuseram o arcabouço necessário para analisar os dados e contextualizar o objeto numa discussão mais ampla sobre os museus na contemporaneidade. Por meio de pesquisa participante de caráter exploratório e levantamento de dados sobre a Convocatória de Ocupação 2019 (até março de 2020) no Museu Murillo La Greca, foi possível analisar as práticas educativas desenvolvidas nesse período e refletir sobre a pertinência dessas práticas, no contexto de um museu tradicional, para decolonização de processos museológicos e para democratização dos acessos ao espaço museal. Com isso, buscou-se ampliar as possibilidades de experimentações, privilegiando o setor educativo como propulsor de novas práticas para transformações nos museus.
Palavras-chave: Museologia Social, Educação Museal, Museus Tradicionais, Democratização, Decolonialidade
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.